03/05/2014 05:51

GORDURA TRANS

GORDURA INTERESTERIFICADA(gordura trans-modificada)

 

As gorduras interesterificadas são óleos que foram modificados quimicamente. Gorduras interesterificadas são obtidas a partir de mistura de óleo vegetal totalmente hidrogenado(gorduras trans) e óleos vegetais líquidos.

 

O processo de interesterificação consiste em misturar estes óleos em proporções adequadas, submetê-los ao processo de interesterificação, onde sob ação de um catalizador e condições especificas de processamento, ocorre a reação para produção das gorduras com a consistência para a aplicação a que destina.

 

Riscos à saúde

 

Em 2007 diversos fabricantes começaram a substituir a gordura hidrogenada pela gordura interesterificada.  No entanto, estudos recentes(1 – 2) sugerem que, em alguns aspectos, esta pode ser mais danosa à saúde do que a gordura hidrogenada.

 

Referências: 1- Sundran K, Karupaiah T, Hayes K. (2007). “Stearic acid-rich interesterifield fat and trans-rich fat raise the LDL/HDL ratio and plasma glucose relative to palm olein in humans.  “Nutr Metab.. DOI:10.1186/1743-7075-4-3.”

                       2- “ New  fat, Same Old Problem With Na Added Twist? Replacement For Trans Fat Raises Blood Sugar in Humans”. Science Daily, 18 de Janeiro de 2007.

 

Sai gordura trans entra gordura interesterificada:  trocando seis por meia dúzia.

 

Se você é um consumidor atento, deve ter observado um grande número de produtos do super mercado exibindo em suas embalagens o “ZERO % DE GORDURA TRANS”   ou   “          NÃO CONTÉM GORDURA TRANS” EM LETRAS GARRAFAIS.

Durante muito tempo fomos ensinados a trocar a manteiga(gordura saturada) pela margarina(gordura vegetal hidrogenada) porque esta não aumenta o colesterol.  No entanto, diversos estudos científicos mostraram que a gordura tipo trans, abundante nos óleos vegetais hidrogenados, é provavelmente muito mais danosa a saúde que a gordura saturada.

 

Recentemente, em um artigo “on Line” do British Medical Journal, pesquisadores britânicos afirmaram que banir as gorduras trans do Reino Unido preveniria milhares de ataques cardíacos e mortes anualmente, e seria uma maneira simples de proteger a sociedade e salvar vidas.

 

VOCÊ SABE POR QUE A GORDURA TIPO TRANS ESTÁ SENDO SUBSTITUÍDA NOS ALIMENTOS PROCESSADOS????

 

A GORDURA Trans pode causar vários danos à saúde.  Entre os mais importantes citamos:

·        A GORDURA TRANS ELEVA O COLESTEROL RUIM(LDL) E AUMENTA A TAXA DE TRIGLICERÍDEO, FATORES DE RISCO PARA DOENÇA CARDIOVASCULAR.

·        A GORDURA TRANS AUMENTA A PRODUÇÃO DE MEDIADORES QUÍMICOS INFLAMATÓRIOS RELACIONADOS A AUMENTO DE INCIDÊNCIA DE MUITAS DOENÇAS CRÔNICAS DE NOSSO TEMPO(doenças auto imunes, câncer, infertilidade, etc.)

·        A GORDURA TRANS INIBE OS RECEPTORES DA INSULINA NAS MEMBRANAS CELULARES PROVOCANDO RESISTÊNCIA INSULÍNICA, AUMENTANDO A INCIDÊNCIA DE OBESIDADE E DIABETES.

 

A solução encontrada pela indústria de alimentos para substituir a gordura trans, é um processo altamente industrializado, chamado interesterificação.  O processo químico que produz gordura interesterificada é um tanto complicado, mas, essencialmente, um óleo vegetal natural como o de girassol por exemplo, é combinado com ácido esteárico e vários catalizadores alcalinos.  A gordura interesterificada apresenta várias vantagens para os fabricantes de alimentos processados – aumento do tempo de prateleira do produto e sabor semelhante ao da gordura animal.

A gordura interesterificada está sendo introduzida em diversos alimentos processados para ser o  substituto mais “seguro” das gorduras trans.  No entanto evidências científicas começam a aparecer que tal pretensão está bem longe da realidade.  Estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism verificou que a gordura interesterificada aumentou a resistência insulínica (aumentando a taxa de glicose e/ou diminuindo a produção de insulina), condição esta precursora comum do Diabetes Mellitus e obesidade.  Após 4 semanas consumindo dieta rica em gorduras interesterificadas, os participantes do estudo apresentaram significativo aumento  da taxa de glicose no sangue (quase 20%).  Este aumento foi até maior que o observado com a gordura trans.  Também a produção de insulina caiu 10% na dieta rica em gordura trans e quase o dobro disto na dieta rica em gorduras interesterificada.  Os resultados do estudo concluem que a gordura interesterificada afeta a produção de insulina pelo seu pâncreas e aumenta a resistência dos tecidos periféricos à ação da insulina.

 

A  GORDURA INTERESTERIFICADA TAMBÉM  REDUZIU OS NÍVEIS DO BOM COLESTEROL(HDL).

 

A gordura interesterificada provavelmente não estará discriminada no rótulo do alimento.  Se você é daqueles que tem por hábito ler rótulos de produtos que compra no supermercado,  não adianta procurar por  “gordura Interesterificada” no rótulo porque você não vai encontrar.  Na prática, se o rótulo do alimento processado contém “óleo vegetal” como ingrediente, ou “gordura vegetal hidrogenada”, você pode estar certo de estar consumindo ou gordura interesterificada ou gordura trans.

 

FONTES:

1-       Sundram K, Karupaiah T, Hayes K,.(2007).  “Stearic acid-rich interesterified fat and trans-rich fat raise the LDL/HDL ratio and plasma glucose relative topalm olein in humans.”. Nutr Metab. DOI:10.1186/1743-7075-4-3.

2-       “New Fat, Same Old Problem With Na Added Twist? Replacement For Trans Fat Raises Blood Sugar In Humans” Science Daily, January 18, 2007.

                                                                                                          PESQUISA DE  SOSSÓSAÚDE

                                           (021)3395-2197-Tim / 3585-5771-Claro / 98579-6205-Vivo

—————

Voltar


Contato

SOSSÓSAÚDE

Av. Areia Branca, nº 2164
Santa Cruz
Cep: 23525-002
Rio de Janeiro - RJ


3395-2197-Tim
3585-5771-Claro
98579-6205-Vivo