29/06/2014 02:14

LEITE DE GERGELIM

                                                                        PESQUISA DA EMBRAPA

O gergelim é uma das plantas oleaginosas mais antiga e visada pela humanidade.

Nos últimos anos o gergelim tem despertado o interesse de novos produtores e empresários brasileiros que buscam uma cultura alternativa para alimentação e exploração agrícola viável.   É um alimento de alto valor nutricional, rico em óleo e proteínas.   Além dos fins alimentares, seus grãos encontram diversas aplicações na indústria farmacêutica, cosmética e óleo-química.   A torta obtida da prensagem dos grãos se constitui em excelente concentrado para alimentação animal.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA E USOS

O principal produto do gergelim são suas sementes que possuem elevado valor nutricional devido a quantidades significativas de vitaminas, principalmente do complexo B constituintes minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio e zinco.

As sementes fornecem óleo muito rico em ácidos graxos insaturados, oleico(47%) e linoleico(41%), além de vários constituintes secundários como sesamol, sesamina, sesamolina e gama-tocoferol que determinam sua elevada qualidade, em essencial a estabilidade química devido à resistência a rancificação por oxidação, propriedade atribuida ao sesamol.   O teor de óleo representa de 44 a 58% do peso das sementes.    A torta é rica em proteínas(39,7%) e baixo teor de fibras(4,7%) com elevados teores de vitaminas do grupo B e alta concentração de aminoácidos que contém enxofre, especialmente a metionina(1,48%), sendo esta concentração de duas a três vezes mais que as encontradas nas tortas de soja, algodão e amendoim.

COMPOSIÇÃO MÉDIA DE SEMENTE DE GERGELIM E PRINCIPAIS NUTRIENTES

Constituinte                                                        Valores (expressos/ 100g de sementes)

Energia(Kcal)                578,00     Ferro(mg)                 9,60

Umidade(g)                       4,70     Fibra(g)                     3,10

Proteína(g)                      19,80     Fibra dietética(g)   11,20

Gordura(g)                      51,90     Fósforo(mg)         540,00

Carboidrato(g)                15,30     Niacina(mg) B3       5,10

Cálcio(mg)                  1200,00     Potássio(mg)       400,00

Caroteno(mg)                  17,00    Sódio(mg)                2,00

Cinzas(g)                           5,20     Vitamina B1(mg)      0,9   

                                                       Vitamina B2(mg)      0,25

As sementes descascadas, tostadas e moídas são usadas na produção de uma pasta espessa(manteiga) conhecida como “tahine”, tradicionalmente empregada na culinária do Oriente Médio.  Judeus e Árabes adicionam açúcar ao thaine para confecção do “halawe”, fazem a “halvah”, uma mistura de queijo, com gergelim torrado prensado recoberto com açúcar ou mel.  Em comidas típicas da índia o gergelim é incorporado para elevar o nível de aminoácidos sulfurados nos alimentos, como a “dosa”.  Na Venezuela o gergelim e a soja são usados no enriquecimento da “arepa” produto típico preparado a partir da farinha de milho.   As sementes são usadas também no preparo do gersal(gergelim + sal) que se constitui  num dos temperos básicos da culinária e substância da medicina macrobiótica e integral.

É considerado alimento ideal para tirar a acidez do sangue, para aumentar a atividade e o reflexo cerebral, para combater as doenças venéreas e para fortalecer a pele.   A presença de cálcio em sua composição o torna um excelente preventivo do desgaste ósseo(osteoporose). Convém adninistrar como coadjuvante a Vit.D3(colecalciferol 400 à 1000UI) para melhorar a confecção do Ca.

As sementes contêm TRÊS VEZES MAIS CÁLCIO do que uma medida comparável de leite.

O leite de vaca é considerado o melhor alimento para o bezerrinho. Oitenta anos atrás ninguém pensaria em dar leite de vaca a uma criança  pequena, era sabido que ele é excessivamente gorduroso e pesado. Quando as mães não tinham leite, se recorria à outra mulher ou a leite de cabra. O leite de vaca (não sempre) oferece o tipo de Cálcio ideal, as células ósseas podem se tornar excessivamente duras não permitindo a inserção apropriada dos ligamentos e músculos.

No leite contém uma substância chamada LACTOSE que é açúcar, prejudicando os diabéticos inconscientemente, além de provocar alergias em forma de muco (rinite, tosse, sinusite, amidalite).

OBS: Consuma após deixar de molho n’água durante 10:00hs detonando o Ácido Fítico.
                                                                         SOSSÓSAÚDE 

(021) 3395-2197-Tim / 3585-5771-Claro  / 98579-6205-Vivo

 

                                                                      

—————

Voltar


Contato

SOSSÓSAÚDE

Av. Areia Branca, nº 2164
Santa Cruz
Cep: 23525-002
Rio de Janeiro - RJ


3395-2197-Tim
3585-5771-Claro
98579-6205-Vivo